09 outubro 2005
É isso, estamos no ar!

A idéia do podcast me agradou desde o começo. Mas confesso, me faltou coragem e saco. Agora, mais emplogado com a idéia, parece bacana ter um programa de rádio online. É, no fundo, uma volta às origens da faculdade, quando eu era bem mais ligado em rádio.

Vocês estão convidados a ler e ouvir sobre música aqui. Nem todo post terá um programa, mas assumo o compromisso de semanalmente colocar um programa novo no ar. Gente conhecida, nova, nunca vista, e não existente (!!!) estará por aqui. E vocês também, leitores / ouvintes. Obrigado pela força das pessoas que me incentivaram: Deb, Vini, Cris, Camila, Babs, Junior, Digo, Ju...

A sua opinião é fundamental, vamos discutir. Ouviu um som novo? Quer lançar seu som? Eu dou um jeito de colocar aqui. Participe e ouça!

:: Mas tio Sonny, o que diabos é um Podcast?

Vai aí a explicação da excelente Wikipedia:

      Podcasting é uma forma de publicação de programas de áudio pela Internet que permite aos usuários acompanhar sua atualização.

      O conceito do Podcast é creditado ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts usando applescript e disponibilizou o código na internet, para que outros programadores pudessem ajudar. Dave Winer incluiu o enclosure, um elemento na especificação RSS 2.0, o que possibilitou o conceito do podcast ser realmente utilizado. A utilização de feeds RSS para distribuir o conteúdo é a grande diferença do Podcasting em relação aos audioblogs.

      Os programas, gravados em qualquer formato digital (MP3 e OGG são dois exemplos), ficam armazenados em um servidor na internet. Por meio do feed RSS, que funciona como um índice atualizável dos programas disponíveis, novos programas de áudio são automaticamente baixados para o tocador de áudio do usuário por meio de um agregador, um programa ou página da internet que verifica os diversos feeds adicionados, reconhece os novos programas e os baixa de maneira automática para a máquina. Os programas podem ainda ser transferidos para tocadores portáteis.


Pessoalmente, eu acho que os Podcasts são uma grande revolução no formato de divulgação de áudio. A ajuda do RSS torna seu computador um agregador de programas instantâneo, do que você quiser e gostar.

:: E como eu faço pra ouvir isso, tio Sonny?

Fácil: ou você vem neste blog e baixa o MP3 direto, ou assina o RSS do Podcast no seu programa agregador favorito. Muita gente usa o iTunes, pela facilidade, e por já trazer um diretório atualizado com vários podcasts internacionais.

=== Programa # 002 ====

Neste programa, o R&B dos anos 90 comanda. Aquele R&B gratuito não, o bom e puro R&B. Coisas legais, de discípulos de Stevie Wonder, Marvin Gaye, James Brown... beberam na fonte da black music e converteram isso para os tempos agressivos dos anos 90. O setlist deste programa tem três músicas. É muito pouco perto do que gostaria, mas qualquer dia desses falo de R&B de novo. Neste aqui tem:

  • Jill Scott, Gettin in the Way

  • SWV, Rain

  • Maxwell, Sumthin Sumthin

Ouça aqui o programa!

E é isso por enquanto... aos poucos eu vou falando mais de podcast nos próximos posts.

Escrito por Anderson às 11:51 PM | | Fotenhas! 


Layout desenvolvido por Anderson Costa. Todos os Direitos Reservados.