Uma matéria na última edição da revista americana Wired! falava do fracasso do lançamento do ROKR, o celular com iTunes da Motorola. Um dos principais motivos é justamente o gancho da venda do aparelho: a integração MP3 player + telefone.
O ROKR não funciona simultaneamente como MP3 e telefone, você tem que mudar de modo, e não pode interromper uma música no meio da ligação, por exemplo, porque o telefone não vai tocar (estando no modo Música). Ora, mas não era isso que ele NÃO devia fazer? Não foi essa a expectativa criada quando a Apple e a Motorola anunciaram a criação do aparelho?
Mas sabe em quanto tempo as pessoas levaram o aparelho ao limbo? Questão de dias. Logo após o lançamento, milhares de sites na internet faziam análises bem malvadas do aparelho. E nem a marca Apple salvou o ROKR: ele virou, oficialmente, o primeiro mico da Apple em muito tempo. Ainda que não seja somente dela (a maior parcela de culpa é da Motorola), a idéia foi amaldiçoada pelos amantes da maçã e com o tempo vai virar piada de bar.
Nesse sentido, o celular W800i da Sony Ericsson dá show. Faz tudo certinho, e sua integração assusta. É meu atual sonho de consumo gadget. Eu recomendo.
Isso é pra você sentir o poder da rede. Em questão de segundos você pode ir do céu ao inferno.
E a gente aqui amargando celulares monofônicos. Eles reclamam de memória cheia, enquanto a gente ainda tem que pagar mais de mil pilas num celular com MP3.