09 janeiro 2006
Você está pronto para a imunização?

O CD reunindo os dois discos só é encontrado em versão pirataTô pra falar desse disco tem muito tempo.

Eu sou agnóstico declarado. Não tenho religião formada, assumo. Acredito que existe uma força chamada Deus acima de nós, mas não consigo crer em nenhuma doutrina terrestre que me explique o porquê disso. Pode ser passageiro, mas por enquanto é uma escolha de vida. Mas uma coisa eu tenho que assumir: a fé transfigura as pessoas.

É basicamente disso que se trata o trabalho mais cultuado de Tim Maia, os discos Tim Maia Racional Vols. 1 e 2. Tim vinha de uma série de discos e canções que fizeram história e enorme sucesso. Até encontrar um pequeno livro chamado “Universo em Desencanto”, escrito por Manuel Jacinto Coelho, que difundia a seita do Mundo Racional. Tim ficou encantado, e abraçou a idéia. De ateu assumido, tornou-se fanático. E levou quem mais podia junto, inclusive sua banda e algumas figuras da black music naquela época.

Tim apagou tudo que tinha escrito para seu próximo álbum e concebeu os dois volumes de Tim Maia Racional. Neles, Tim promove misturas fantásticas com o melhor da black, soul e gospel music, misturando rock, jazz e psicodelia. Nas letras, louvores ao Racional Superior, e a todo o momento, ordens de Tim para “ler o livro, o único livro”. Ouvindo, você fica até com vontade de ler o maldito livro.

Só pra você ter uma idéia, veja alguns versos da letra de Bom Senso, uma das melhores faixas (Já fiz muita coisa errada/já pedi ajuda/já dormi na rua/mas lendo atingi o bom senso/a imunização racional) .

A guinada religiosa o pôs à margem do mercado e rendeu o desprezo da crítica e do público. Tempos mais tarde, Tim se desligaria da seita e renegaria até sua morte as músicas de sua fase Racional, por motivos até hoje desconhecidos. Por causa de questões legais relacionadas ao espólio, ambos nunca foram lançados em CD. Transformaram-se em sucesso da pirataria cult, e assim são até hoje.

Mas acha-se facilmente os MP3 desses álbuns. Se você quiser esperar, parece que a gravadora Biscoito Fino vai relançar, finalmente, os dois volumes de Tim Maia Racional. Ouça. Não precisa ler o livro, apenas ouça. É um primor de música bem feita. Mostra um Tim transfigurado pela fé, mas muito conciso em seu trabalho, numa fase que jamais repetiria.

Ele estava imbuído de uma pureza muito grande. Aquilo não era religião, ele defendia uma cultura superior. Algo impossível de descrever para um agnóstico como eu. Mas posso dizer com certa firmeza: a transfiguração (ou a busca pela imunização) só o tornou mais vulnerável. Mas isso, ninguém pode definir como bom ou ruim. Só o síndico, de onde ele estiver.

Ah, em tempo: a Cultura Racional ainda existe, e seus adeptos também. De manhã, você acha os caras no centro de São Paulo, propagando a seita. E se você quiser ler "o livro", acesse:
www.desencantodouniverso.com.br, por sua própria conta e risco.

* Atualizado às 12:17

Escrito por Anderson às 10:38 PM | | Fotenhas! 


Layout desenvolvido por Anderson Costa. Todos os Direitos Reservados.