13 março 2006
Música + música = música²

E vamos de novidade nesta segunda-feira alaranjada.

Capa do álbum 80 CentCurte mash up? Então, tem um novo na área. O DJ Swindle juntou os sucessos do 50 Cent com clássicos dos anos 80. E saiu o álbum 80 cent - 50 meets the 80's. O melhor dos mixes é "Many Men/Take on Me" (do A-Ha). Divertido. Vai aqui e baixa o torrent.

Ahn... tá por fora de mash up? Calma... vamo situar.

O Mash up, mais conhecido como Bastard Pop, é um "gênero musical" que, basicamente, consiste na combinação de uma música com outra. Seja somente com os vocais de uma ou não, geralmente os mash ups são combinações de gêneros completamente diferentes, delírios de DJs experimentalistas que trazem à tona mais do que simplesmente a soma das músicas. Tecnicamente, é um remix, mas como cria uma composição nova com a soma de outras duas, o debate é grande.

Bons exemplos de mash up tornaram o gênero famoso em 2001, quando o DJ Freelance Hellraiser fez um mix das músicas "Genie in a Bottle", da Christina Aguilera, e "Hard to Explain", dos Strokes. O resultado foi A Stroke of a Genie-us (os nomes também são uma ótima sacada para os mash ups), uma das músicas underground mais comentadas de 2001. Procura por aí, nos P2P da vida que ainda tem. Ou no site do DJ.

Capa bootleg do Grey AlbumE por aí vai, as combinações são intermináveis. Uma muito famosa e minha preferida (e que gerou muito barulho por questões de direitos) foi feita pelo DJ Danger Mouse, que juntou o "Black Album", do Jay-Z, com o "White Album", dos Beatles, e obteve o Grey Album, uma bela mixagem das bases dos Beatles com os vocais de Jay-Z. Vai por mim, é muito fodástico.

O mash up pode desagradar os fãs mais puristas, por isso a maioria dos lançamentos são mixagens autônomas de DJs, que não chegam ao mercado, mas proliferam na internet. É preciso muito talento para que o mash up não seja apenas uma música por cima da outra. Agora que a coisa está mais consolidada, com círculos de divulgação bem sustentados na web, fica mais fácil distinguir os trabalhos bons dos ruins.

Interessou? Sedento por sabedoria? Beba da Wikipedia, meu amigo.

Escrito por Anderson às 5:55 PM | | Fotenhas! 


Layout desenvolvido por Anderson Costa. Todos os Direitos Reservados.