19 abril 2006
Eu prefiro apetite por destruição

Tá bom, vai eu confesso. Eu ouvia Guns n' Roses. E ouvia muito.

Antes de assumir as camisas flaneladas do grunge (ah, essas fases da vida...), eu comecei a assistir videoclipes na TV. Mas não tinha MTV ainda, ninguém tinha grana pra TV a cabo. Então tinha que me virar com o Clip Trip, na Gazeta, e o Kliptonita, na Record. E graças a esses dois programas, conheci Axl Rose e seus asseclas.

Não si iluda com a papagaiada que Axl apronta com o que sobrou do Guns hoje em dia. Naquela época, tinha barulho do bom. Eu os conheci um pouco depois de lancarem o Appetite for Destruction. Esse álbum, de 1987, é um puta marco no rock n' roll.

Senta que lá vem história.

Capa do disco Appetite for DestructionNaquela época, o que fazia sucesso eram os estilos de rock bufantes dos anos 80, mais cômicos. Era o "glam metal". Tipo o Van Halen com o David Lee Roth, o Motley Crüe, o Kiss sem máscara, nego pulando e passando microfone por baixo das pernas... E aí aparece o Appetite for Destruction no mercado, que vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo.

Era uma outra coisa. Hard rock cru e potente, com performances ao vivo sem piadinhas. Pode se dizer que eram os caras maus da esquina ao lado tocando rock. A técnica de Slash na guitarra e a cozinha bem servida de Duff Mkcagan no Baixo e Steven Adler na bateria criou um som sujo e forte. Junte a isso a voz esganiçada de Axl e você tem uma superbanda de rock pesado. E com imagem de mau mesmo: os caras se drogavam e bebiam muito. Adler, futuramente, seria afasatado da banda por se recusar a abandonar as drogas e não conseguir tocar de tanta heroína e cocaína que tinha cheirado.

Eu amo esse disco. Pode falar o que for da bicha do Axl, mas essa fase deles é muito foda. Hard rock simples, forte, com letras marcantes. As músicas Paradise City, Welcome to the Jungle e Sweet Child o' Mine são desse álbum. Mas eu prefiro as mais desconhecidas, como Night Train e Mr. Brownstone. Disco essencial pra entender porque muitas pessoas ainda renegam o que se toca nas rádios hoje.

Por isso eu acho que o Axl tem que ficar bem quietinho no lugar dele. Se for pra voltar com o Guns, que seja com a trupe original, que agora tem o Velvet Revolver pra cuidar. Caso contrário, que ele se aposente por invalidez e sustente suas mulheres com direitos autorais.

Curti o Guns até 93, quando eu descobri que tinha um cara em Seattle fazendo o que seria chamado, mais tarde, de grunge. Mas isso já é outro post...

Uma curiosidade: A capa original do Appetite for Destruction (um robô estuprador sendo atacado) foi censurada em vários países, menos no Brasil.

Escrito por Anderson às 1:35 PM | | Fotenhas! 


Layout desenvolvido por Anderson Costa. Todos os Direitos Reservados.