22 maio 2006
Calypso o quê???

Joelma e seu marido ChimbinhaPra não falarem que eu só falo de rock.

Ia eu pra casa, esses dias, e me deparei com uma molecada voltando do show do 1º de maio, na av. Paulista. O metrô ficou abarrotado de gente com faixa na cabeça, purpurina e camisetas da banda Calypso.

Assustou, de começo. Mas depois fiquei tentando entender o fenômeno. Já tinha ouvido a banda, graças ao rádio da cozinha e ao gosto de mamãe por sons nortistas. Mas aquela legião de fãs para uma banda do Pará é coisa pra caramba. Isso se você contar que os grandes meios de comunicação só acordaram pra coisa toda bem depois, quando os shows da banda já custavam bem caro. Aliás, você já viu uma barraquinha de DVDs piratas que não tenha DVD da banda Calypso? Eu não.

Calypso não é forró, antes de tudo. É uma banda de calypso, ou seja, uma mistura de ritmos originais do Caribe com ritmos regionais do Pará. Muita gente confunde com o forró porque a linha atual dos forrozeiros lembra muito o calypso, com estilizações pop. Pode ser qualificado como brega, mas esse é um rótulo muito controverso.

Esse tipo de som reina na parte periférica da cidade. Lá, existe uma divulgação alternativa de cultura quase tão incontrolável quanto a que acontece com conteúdo na web. Um exemplo tosco, mas eficiente: Tiririca. O palhaço estourou no país inteiro com "Florentina", que chegou às grande capitais através de fitinhas K-7 comercializadas nos grandes centros.

E é surpreendente a escala de sucesso que a banda alcançou. Não há como negar que a vocalista e dançarina Joelma tem muito carisma no palco. Não é o tipo de som que me agrada, mas é o que eu mais vou ouvir nas minhas férias, em Natal (RN). Lá o sucesso da banda é muito grande.

Alías, vou divulgar por aqui os sons que rolam em Natal (a cidade...) durante minhas férias. Pena que vou "fora de época", pois o festival MADA já passou...

Escrito por Anderson às 8:06 PM | | Fotenhas! 


Layout desenvolvido por Anderson Costa. Todos os Direitos Reservados.