31 outubro 2005
Playmobeatles

Geroge, Paul, Ringo e John

Não é a coisa mais legal que você já viu com Playmobil? :)

Retirado do site SVCentral

Escrito por Anderson às 11:13 PM | | Fotenhas! 



"Acho que sou um cachorrim..."

Que puxa... Quer ouvir um som bem divertido para animar essa segunda chuvosa?

Então o remédio é Pato Fu.

Mais especificamente, a música Amendoim. Um rockinho bem legal, com letra bacana. E a música lembra muito a trilha sonora dos Peanuts, desenho animado de Charlie Brown e cia.

A introdução te leva a imaginar exatamente aquele momento em que o Charlie Brown sai da porta de casa pra falar alguma coisa que o Snoopy não vai ouvir...

Ah, desculpem o atraso, o programa nº 5 vai ao ar neste feriado.

E bonjourno, principessa! (é assim que se escreve???)

Escrito por Anderson às 11:13 AM | | Fotenhas! 


27 outubro 2005
A tonga da mironga do quê?????

O homem da mironga, Vinicius de MoraisUma dúvida me assolava nos últimos dias. Afinal que raios dizia esta música de Vinicius de Morais? O que era a tonga da mironga do cabuletê?

A sonoridade disso não é curiosa?

Então, fui pesquisar. E na verdade, não significa nada. Ao menos era isso o que Vinícius informava a quem vinha lhe perguntar. Era a época da ditadura, no entanto, e muitos preferiram acreditar que o poeta tinha escondido, atrás dessas palavras africanas, uma ofensa ao governo militar. Corre até hoje uma versão pela internet que a tradução seria algo como "o pêlo do c* da mãe", dito em nagô!

É claro que, no contexto, a "tonga da mironga do cabuletê" não é coisa boa, não. A letra termina com os versos "Vou lhe rogar uma praga / Eu vou é mandar você/ Pra tonga da mironga do cabuletê" - mas convenhamos que qualquer expressão colocada ali, naquele lugar, teria uma inegável conotação pejorativa. Nas situações em que é impossível empregar o genuíno "P.Q.P" conseguimos inventar várias outras expressões como essa, que não significam nada, especificamente, mas dizem tudo. A "tonga da mironga" deve ser algo similar.

Assim mesmo, o Novo Dicionário Banto do Brasil*, de Nei Lopes, a melhor obra que temos sobre africanismos em nosso idioma, diz:

  1. tonga (do Quicongo), "força, poder";
  2. mironga (do Quimbundo), "mistério, segredo" (Houaiss acrescenta: "feitiço");
  3. cabuletê (de origem incerta), "indivíduo desprezível, vagabundo".

Vinícius, com o ouvido que só os poetas têm, simplesmente escolheu estes termos por sua sonoridade e combinou-os numa expressão sem valor semântico, mas de alto poder sugestivo.

* Com ajuda de prof. Claudio Moreno

Escrito por Anderson às 2:35 PM | | Fotenhas! 


26 outubro 2005
REM - MTV Unplugged 2.0

A banda no Unplugged 2.0Som pra agora, na suavidade do cinza desta quarta-feira.

O REM é a única banda que fez dois programas MTV Unplugged (um em 1993 e outro em 2001). Pra mim, o melhor é o segundo, com uma banda mais madura e arranjos belíssimos. Nesse trabalho tem uma cover linda do Neil Young, chamada Country Feedback.

O programa não chegou a sair em CD oficialmente, mas você consegue achar cópias do programa em CDs compilados por fãs (os chamados bootlegs). Se você achar, compre porque é raro e recomendadíssimo. Já me pediram até um programa especial sobre REM. Ele sairá em breve.

Escrito por Anderson às 10:39 AM | | Fotenhas! 


23 outubro 2005
U2 + iPod = Rolling Stone

A última edição da revista Rolling Stone estampa como matéria principal uma entrevista com Bono Vox, o líder e vocalista do U2.

Você não pode falar uma palavra má sobre Bono até agora. O homem é um defensor de causas dos países subdesenvolvidos. Ele se empenha muito nisso, principalmente no perdão às dívidas dos países do Terceiro Mundo. E o U2 faz o melhor show ao vivo de todos os tempos. O homem tem carisma. E fala pelos cotovelos, como você vai perceber pela entrevista.

Um detalhe legal sobre a matéria é que ela está disponível como podcast. Você pode ouvir a entrevista feita com Bono pelo jornalista Jann S. Wenner. O pessoal da Apple deve estar pulando de alegria, e duvido que seja ao som de U2.

Para ler trechos da matéria e assinar o podcast, acesse: http://www.rollingstone.com/bonovox

Escrito por Anderson às 9:40 PM | | Fotenhas! 


22 outubro 2005
Especial TIM Festival: 1ª noite

=== Programa # 004 ====



Já que eu não fui no TIM Festival, fiquei aqui escutando algumas bandas que iam se apresentar. Descobri coisas sensacionais, que decidi compartilhar com vocês.

O programa de hoje tá generoso. Mostro atrações da primeira noite do TIM Festival. Só não coloquei o Strokes porque já foram destaque no programa passado, ok?

>> Jamie Lidell, Multiply
DJ soa como Prince, e isso é bom.
>> Kings of Leon. Molly's Chambers
Pule da cadeira e sacuda ao som de folk rock!
>> Wayne Shorter, Apache
Delicie-se com o dueto com Carlos Santana.

Ouça aqui o programa!

E bons grooves!

Escrito por Anderson às 5:04 PM | | Fotenhas! 


21 outubro 2005
Irremediável neon

Quer entrar na trilha sonora do Núcleo de Insanidade? Conheça nossa música preferida! :)

> Vai lá e baixe "Sina", do Djavan.

A gente já fez essa pergunta por lá, e estendo aqui: alguém consegue explicar o que é o "irremediável neon"??

Escrito por Anderson às 11:00 AM | | Fotenhas! 


20 outubro 2005
Essa é uma imagem estranha...

Credo...Bono foi convidado por George Bush para almoçar na Casa Branca. Ao que parece, os dois compartilham algo. Será que ele quer desmontar as bombas atômicas de Bush? :)

>> Confere mais aqui!

Escrito por Anderson às 2:43 PM | | Fotenhas! 


18 outubro 2005
E Zeca fala: "Aguenta, vou rolar um som pesado..."

ô chuvinha...

Ontem fui no show do Zeca Baleiro, lá no Memorial da América Latina. Uma tiradinha acústica antes dele começar a turnê do novo disco.

A apresentação foi bacana, não pensei que fosse gostar tanto. Recomendado. A levada acústica acabou ficando pesada por conta do ritmo de algumas músicas. Então ficou um show bem animado, com ensaios de rodas de pongo (!!!).

O problema foi a galera. O show era de graça, mas isso não é motivo pra ficarem zoando. Alías, acho que o mantra do "TOCA RAUUUULL" já virou padrão nesse tipo de show.

Escrito por Anderson às 10:03 AM | | Fotenhas! 


16 outubro 2005
You're so cooooooooooooooooold...

=== Programa # 003 ====

O programa dessa semana mostra alguns lançamentos. Essa semana o tema é rock pesado. Qualifique como quiser, eu chamo apenas de rock pesado e classudo. A lista foi reduzida a duas músicas porque era bem mais necessário falar delas do que qualquer outra. Pelo menos esta semana.

>> Strokes - Juicebox
A música nova vazou na web, e respingou aqui. A banda mais aguardada do Tim Festival manda uma bela pauleira, rápida e rasteira. O vocal de Julian Casablancas está perfeito.
>> Rolling Stones - Laugh, I Nearly Died
O álbum novo dos tiozinhos (A Bigger Bang) tem essa pérola, meio bluseada, meio agoniada. A minha preferida no CD inteiro.

Ouça aqui o programa!

Tamos aí.
Algúem curte air drums? :)

Escrito por Anderson às 4:24 PM | | Fotenhas! 



Lay down your guns... and surrender to peace....

Tenho ouvido muitas patifarias sobre o desarmamento. Debati com amigos, parentes, até pesadelos tive. Pode não ser importante pra alguns, mas passei por momentos na minha vida em que vi a violência de perto. E tive que refletir muito pra chegar a uma conclusão sobre o referendo.

Decidi que voto sim à proibição do comércio de armas. Porque lembrei de uma coisa.

Em 2001, ao sair da faculdade, me envolvi em uma briga. Fui parar na delegacia, mas o policial me liberou para ir ao hospital por entender que o errado na história não era eu. Acho que se eu soltei umas dez palavras entre minha ida ao hospital e a chegada em casa, foi muito. Só tinha ódio na minha cabeça. Pronunciar qualquer coisa seria expelir raiva como um cão. A sensação de entrar numa briga e desejar o sangue do outro é horrível, mas é real. E se eu tivesse uma arma comigo, eu teria matado o rapaz. Fiquei dias mal por causa disso, e com a cara cheia de hematomas.

Fiquei lembrando do momento esses dias. O fato de não estar armado, de certa forma, salvou minha vida. Eu poderia ter feito uma besteira e acabado com meu futuro.

Esse papo de proteção é balela. A arma faz o assassino. Vou votar sim, e vou brigar por uma legislação que suporte essa decisão.

Bang.

Escrito por Anderson às 3:27 PM | | Fotenhas! 


15 outubro 2005
Música para agora...

Ouça a nova versão para "Wild Horses" feita pela Alicia Keys no seu MTV Unlplugged. Acompanhada de Adam Levine (vocalista do Maroon 5), Alicia faz uma versão linda agregando R&B ao famoso rock dos Stones. Linda, para ouvir cantando alto.

Escrito por Anderson às 3:25 PM | | Fotenhas! 


14 outubro 2005
Agregador de volta

Agora o podcast voltou ao normal. Ainda bem... :)

Escrito por Anderson às 10:08 PM | | Fotenhas! 



Un belo dia, que belo dia....

Essa musiquinha tá infernizando a minha vida. Tipo chiclete, sabe? Mas do modo bom.

E você, já comprou o seu? :)Tá todo mundo pensando que "Un Belo dia" é dos Orishas, mas na verdade não é. A música foi criada pelo estúdio Tentáculo, que foi contratado pela Agência de publicidade Leo Burnett, que tem a conta da Fiat. A idéia era realmente lembrar os Orishas. Deu tão certo que enganou todo mundo no comercial do Fiat Idea...

Não sei se isso é verídico, mas faz sentido.

Quer ouvir a música? Vai nesse link aqui:
http://media.putfile.com/trilha51

Escrito por Anderson às 1:31 PM | | Fotenhas! 


13 outubro 2005
A frase do dia

"Cada vez menos as pessoas são fãs 'de rock' ou 'de música brasileira' ou 'de música eletrônica'. Ouve-se simplesmente música".
Ronaldo Evangelista, Folha de S. Paulo

Verdade seja dita, a frase mais coerente sobre música dita nos últimos tempos.

Escrito por Anderson às 2:12 PM | | Fotenhas! 


09 outubro 2005
É isso, estamos no ar!

A idéia do podcast me agradou desde o começo. Mas confesso, me faltou coragem e saco. Agora, mais emplogado com a idéia, parece bacana ter um programa de rádio online. É, no fundo, uma volta às origens da faculdade, quando eu era bem mais ligado em rádio.

Vocês estão convidados a ler e ouvir sobre música aqui. Nem todo post terá um programa, mas assumo o compromisso de semanalmente colocar um programa novo no ar. Gente conhecida, nova, nunca vista, e não existente (!!!) estará por aqui. E vocês também, leitores / ouvintes. Obrigado pela força das pessoas que me incentivaram: Deb, Vini, Cris, Camila, Babs, Junior, Digo, Ju...

A sua opinião é fundamental, vamos discutir. Ouviu um som novo? Quer lançar seu som? Eu dou um jeito de colocar aqui. Participe e ouça!

:: Mas tio Sonny, o que diabos é um Podcast?

Vai aí a explicação da excelente Wikipedia:

      Podcasting é uma forma de publicação de programas de áudio pela Internet que permite aos usuários acompanhar sua atualização.

      O conceito do Podcast é creditado ao ex-VJ da MTV Adam Curry, que criou o primeiro agregador de podcasts usando applescript e disponibilizou o código na internet, para que outros programadores pudessem ajudar. Dave Winer incluiu o enclosure, um elemento na especificação RSS 2.0, o que possibilitou o conceito do podcast ser realmente utilizado. A utilização de feeds RSS para distribuir o conteúdo é a grande diferença do Podcasting em relação aos audioblogs.

      Os programas, gravados em qualquer formato digital (MP3 e OGG são dois exemplos), ficam armazenados em um servidor na internet. Por meio do feed RSS, que funciona como um índice atualizável dos programas disponíveis, novos programas de áudio são automaticamente baixados para o tocador de áudio do usuário por meio de um agregador, um programa ou página da internet que verifica os diversos feeds adicionados, reconhece os novos programas e os baixa de maneira automática para a máquina. Os programas podem ainda ser transferidos para tocadores portáteis.


Pessoalmente, eu acho que os Podcasts são uma grande revolução no formato de divulgação de áudio. A ajuda do RSS torna seu computador um agregador de programas instantâneo, do que você quiser e gostar.

:: E como eu faço pra ouvir isso, tio Sonny?

Fácil: ou você vem neste blog e baixa o MP3 direto, ou assina o RSS do Podcast no seu programa agregador favorito. Muita gente usa o iTunes, pela facilidade, e por já trazer um diretório atualizado com vários podcasts internacionais.

=== Programa # 002 ====

Neste programa, o R&B dos anos 90 comanda. Aquele R&B gratuito não, o bom e puro R&B. Coisas legais, de discípulos de Stevie Wonder, Marvin Gaye, James Brown... beberam na fonte da black music e converteram isso para os tempos agressivos dos anos 90. O setlist deste programa tem três músicas. É muito pouco perto do que gostaria, mas qualquer dia desses falo de R&B de novo. Neste aqui tem:

  • Jill Scott, Gettin in the Way

  • SWV, Rain

  • Maxwell, Sumthin Sumthin

Ouça aqui o programa!

E é isso por enquanto... aos poucos eu vou falando mais de podcast nos próximos posts.

Escrito por Anderson às 11:51 PM | | Fotenhas! 


Layout desenvolvido por Anderson Costa. Todos os Direitos Reservados.