05 abril 2006
Gnarls quem??

Oi, você por aqui? Então.

Capa do single 'Crazy', do Gnarls BarkleyFui lá saber o que era aquela história do single que ficou no 1º lugar nas paradas britânicas na última semana. O top top é um negócio complicado, muda toda hora, e nem sempre serve como termômetro de boa música.

Mas esse caso vale analisar. A treta é a seguinte: a música "Crazy" chegou nesse patamar de 1º lugar nas paradas apenas com a venda online do MP3. O mercado musical encara isso como uma façanha. Eu acho que demorou pra acontecer...

Os responsáveis pelo hit? A dupla Gnarls Barkley, formada pelo DJ Danger Mouse e pelo cantor Cee-Lo. Mouse é o cara que ficou famoso com o mash-up de Beatles e Jay-Z, o foderoso Gray Album (já citado por aqui). E Cee-Lo é um cantor de hip-hop pouco conhecido por aqui. Seu trabalho mais conhecido no Brasil é a parceria com Santana e Lauryn Hill na música "Do You Like the Way", do álbum Supernatural.

A música não é nada revolucionário, mas já tem a manha de Danger Mouse de mesclar grooves na medida certa, que nem no Grey Album, deixando a faixa com um gosto de hip hop e soul dançante, que soa bacana. Curti, compraria fácil o álbum.

Não dá pra dizer que o single vendeu tanto pela popularidade dos artistas, pois a dupla nem é tão conhecida. E mesmo assim "Crazy" vendeu 31.703 downloads, batendo a venda dos CDs físicos lançados do single. Cruel.

Quero ver os próximos capítulos dessa novela. Como as gravadoras reagirão a isso? É notório que o download pago de músicas é o futuro do mercado fonográfico. Em alguns anos, a mídia CD estará com os dias contados. Falta pouco. Eu acho. Até pelo cenário pelo qual esse single se tornou o número um, é previsível o nó na cabeça dos executivos nesse exato momento.

Independente dessa papagaiada toda de gravadoras, quer ouvir o tal Gnarls Barkley? Vai no MySpace da dupla e aproveite! Tem mais três músicas lá, que vão sair no primeiro álbum da dupla, em maio.

Escrito por Anderson às 1:14 PM | | Fotenhas! 


Layout desenvolvido por Anderson Costa. Todos os Direitos Reservados.